O mundo ideal é que a resposta para esta pergunta fosse: 0%, pois isto daria para o hotel a autonomia de definir seu preço de acordo com o produto que estivesse oferecendo, ou seja uma maior chance de proporcionar ao cliente uma justa relação custo x benefício, sem comprometer a rentabilidade do hotel.
Porém dificilmente encontraremos um hoteleiro capaz de responder desta forma!
Há alguns anos atrás antes do advento internet e da distribuição eletrônica para os hotéis, a precificação dos mesmos era muito mais “opaca” do que hoje. Obviamente que já existia concorrência e claro, os preços entre os hotéis eram comparados, porém o trabalho do hóspede para fazer estas comparações era muito maior, principalmente se fosse o próprio hóspede a fazer esta pesquisa, já que teria que ligar para vários hotéis, ou passar e-mails e esperar por um tempo para receber as respostas.
Mesmo quando havia um intermediário entre o hotel e o hóspede, como uma empresa no caso dos hotéis corporativos ou uma agência nos hotéis de lazer, a pesquisa não era tão ampla, rápida e fácil como atualmente. Isto fazia com que os hotéis tivessem tempo hábil para renegociar seus preços e fechar suas vendas. Neste aspecto os hotéis com uma equipe de vendas mais proativa e veloz tinha uma vantagem competitiva.
Hoje, grande parte da pesquisa e venda dos hotéis se dá através da internet. Segundo estudo da Phocuswright quase 80% dos viajantes americanos usam o digital para comparar produtos de viagem e preços e um pouco mais (83%) compraram viagens on-line. Veja quadro abaixo.
* Download completo da pesquisa em: https://www.phocuswright.com/Free-Travel-Research/The-Travel-Marketers-Guide-to-the-US-Digital-Travel-Landscape
Ao expor seus preços mais competitivos nos canais on-line, os hotéis acabam ao mesmo tempo deixando muito claro para sua concorrência sua estratégia de preços também.
Portanto neste ambiente competitivo é preciso ter uma inteligência estratégica diferenciada: o hotel precisa sim monitorar o preço dos concorrentes, mas não pode se tornar um seguidor da estratégia de terceiros. Até porque existe um risco muito alto de seguir um competidor que não está exatamente tomando as melhores decisões.
Então vamos entender como os hotéis deveriam considerar estas questões:
Se chegar à conclusão que deve mudar seu preço em virtude da concorrência, lembre que cada ação pode causar uma reação, principalmente se o seu hotel for líder de mercado, ou seja, se o seu hotel é seguido por seus concorrentes, você pode atuar consciente e eficazmente no mercado, como também pode criar uma guerra de preços, o que no final das contas não é saudável para ninguém, nem mesmo para o cliente, que a médio prazo verá o hotel não ter mais condições de oferecer produto e serviços de qualidade.
concorrência, concorrentes, estratégia, hotel, hoteleira, preços, reputação, revenue management
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato
Cadastre-se e fique por dentro das novidades sobre Revenue Management
Um comentário on “Até que ponto a precificação da concorrência afeta a estratégia de preços do seu hotel?”